quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mais de um terço ri de piada sem graça

retirado de:
http://hypescience.com/um-terco-das-pessoas-ri-de-piadas-sem-raca/
O Doutora Nancy Bell, professor assistente de Inglês da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, convenceu alguns amigos a contarem sua piada para cerca de 200 pessoas. Depois, ele contabilizou as reações das pessoas à anedota e chegou à conclusão de que rimos de piadas talvez pelo fato de ela não ter graça mesmo.

Os resultados foram os seguintes: 37% das pessoas riram; a segunda reação mais comum foi responder com um pequeno aceno de cabeça, de forma negativa.

Também foram registradas reações como um comentário insosso do tipo “Legal…”, ou uma pequena virada de olhos para o teto, ou até um grunhido de desaprovação.

Segundo a Dra. Bell, as pessoas mais próximas ao contador de piadas, como amigos ou parentes, sentem-se mais à vontade para não rir, ou criticar a piada. Já desconhecidos, tendem a rir para evitar situações desconfortáveis, ou seja, riem por respeito ao potencial amigo.

Para o professor Richard Wiseman, psicólogo da Universidade de Hertfordshire, a risada é uma reação à surpresa, pois não esperamos ouvir uma piada tão sem graça.
(não coloquei tudo leia o resto no original)
Esta pesquisa é importante, porque às vezes, com textos ruins, podemos fazer o público rir, podendo acontecer deles nem terem gostado de verdade...

Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com

Nenhum comentário: