quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pleonasmo (wikipedia) - Técnica VII (sete p/ os romanos)

Esse texto eu tirei da wikipedia, faz parte da minha idéia de explorar os problemas da linguagem para obter humor "fácil". Basta procurar exemplos de pleonasmos em gramáticas ou Internet e terá um monte de humor!
citação:
Vícios de linguagem são, segundo Napoleão Mendes de Almeida, palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento, seja pelo desconhecimento das normas cultas, seja pelo descuido do emissor.

Pleonasmo vicioso

O pleonasmo é uma figura de linguagem. Quando consiste numa redundância inútil e desnecessária de significado em uma sentença, é considerado um vício de linguagem. A esse tipo de pleonasmo chamamos pleonasmo vicioso.

Ex:
"Ele vai ser o protagonista principal da peça".
"Meninos, entrem já para dentro!"
"Estou subindo para cima."
"Não deixe de comparecer pessoalmente."

O pleonasmo nem sempre é um vício de linguagem, mesmo para os exemplos supra citados, a depender do contexto. Em certos contextos, ele é um recurso que pode ser útil para se fornecer ênfase a determinado aspecto da mensagem.

Especialmente em contextos literários, musicais e retóricos, um pleonasmo bem colocado pode causar uma reação notável nos receptores (como a geração de uma frase de efeito ou mesmo o humor proposital). A maestria no uso do pleonasmo para que ele atinja o efeito desejado no receptor depende fortemente do desenvolvimento da capacidade de interpretação textual do emissor. Na dúvida, é melhor que seja evitado para não se incorrer acidentalmente em um uso vicioso.

Para um exemplo de como usar o pleonasmo dentro do humor, veja o excelente vídeo de Leandro Hassum e Marcius Melhem (Nóis na Fita)
parte 7 - "Tautologia (pleonasmo)":
( link: http://www.youtube.com/watch?v=-00dVAvVf88)




--------------

Stand-up, Monólogos e Esquetes para um Ator Único


--------------

Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com


2 comentários:

Anônimo disse...

Você é engraçado. Como vc pode fazer textos tão engraçados e não se apresentar? Eu posso me apresentar e não tenho textos. que ironia..
Se plagio não fosse crime, eu ganharia a vida com seus textos. rsrsrs.

garotasexy.com.br disse...

Ué, isso é fácil de resolver, pode prgar meus textos, adaptar e usar a vontade! Para isso é que eles estão disponíveis na minha página! Não é plágio se eu autorizar!