terça-feira, 24 de março de 2009

Todas as piadas podem se encaixar em 8 categorias

Todas as piadas podem se encaixar em 8 categorias - http://hypescience.com/todas-as-piadas-podem-se-encaixar-em-oito-categorias/
Segundo o artigo do link acima:
De acordo com um pesquisador, que diz ter achado “a chave” para ser engraçado, só existem oito maneiras de fazer uma pessoa rir.
Alastair Clarke é um estudioso britânico evolucionário, identificou oito “padrões” em todas as piadas, não importa o assunto delas nem em que parte do mundo elas sejam contadas.
Ainda, segundo a artigo:
Para Clarke, o cérebro, de forma subconsciente, procura os padrões e, quando os encontra, é recompensado. “Algumas vezes apenas um padrão é suficiente para causar a risada, mas eles podem ser combinados, abrindo mais ainda as possibilidades do riso” diz o pesquisador.

Os padrões incluem:
- Repetição positiva – causada por trocadilhos e pelo tamanho exagerado de narizes, orelhas e outras características em caricaturas, por exemplo.
- Qualificação – quando palavras são ditas de forma inesperada e diferente, como o sotaque do Inspetor Clouseau no filme “A pantera cor-de-rosa”.
- “Recontextualização” qualitativa – quando algo que você conhece é mudado. Por exemplo, quando você ri do novo corte de cabelo de alguém.
- Aplicação – padrão das palavras com duplo sentido.
- Preenchimento – quando você preenche os vazios, assumindo possíveis situações.
- Divisão – quando a piada é contada por mais de uma pessoa.
- Oposição – onde se encaixam a ironia e o sarcasmo.

O pesquisador afirma que suas descobertas podem servir de guia para comediantes e ajudar na confecção de roteiros de comédias. A dica mais importante, para Clark, é que o assunto do comediante deve ser interessante para seu interlocutor.

Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com

Nenhum comentário: