sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Humor politicamente incorreto é liberado contra os incorretamente políticos

Acabou a censura no humor!
Agora posso criticar sem censura! Viva o bom humor :-)!

O problema da censura no humor era o seguinte: segundo o artigo 45 da Lei das Eleições,"é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito". A proibição consta na Lei n.º 9.504/97, que disciplina as campanhas eleitorais. 
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) entrou na Justiça com recurso questionando sua constitucionalidade.
Pois bem: o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou ontem (2/setembro de 2010) o uso de sátiras e manifestações de humor contra políticos durante as eleições. Fim da censura!

O relator da ação, ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que nesses pontos a lei não apenas restringiria as sátiras, mas seria uma forma de censura em programas específicos de humor e em noticiários e comentários.
Mais sobre isto nos links:


NÃO ME SIGA NO TWITTER! Não sou famoso, não escrevo nada interessante e não faço RT de notícias importantes @victormsantanna
(meus textos para teatro e stand-up estão em: www.euquefiz.com - já conhece meus textos?)

Nenhum comentário: