quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vocês Viram Meu Cachorro - Bastidores da Criação

   Para entender a dinâmica e a inspiração de "Vocês Viram Meu Cachorro" é interessante dar uma pesquisada nas versões que vi da "A História da Tigresa" (com a atriz Patricia Ragazzon e direção de Alejandra Herzberg) e o espetáculo "Il Primo Miracolo" (com Roberto Birindelli - http://www.ilprimomiracolo.com.br), ambos textos do dramaturgo italiano Dario Fo (Nobel de Literatura de 1997).
   Sobre Dario Fo, que é famoso por ter textos que segundo alguns, só ele consegue interpretar, há alguma informação em http://veja.abril.com.br/151097/p_136.html e existe no Youtube um vídeo com a interpretação do próprio Fo (em italiano) da "Storia della Tigre":
(a peça inteira está no Youtube, são 5 partes)


   Os textos de Dario Fo mais conhecidos no Brasil são "A morte acidental de um anarquista", "Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico" e, aqui em Porto Alegre, "O Primeiro Milagre do Menino Jesus" (Il Primo Miracolo).
   "Vocês viram meu cachorro?" não tem a mesma riqueza dos textos do Dario Fo, mas usei a idéia de "um personagem que conta uma história" das atuações de Patricia Ragazzon e de Roberto Birindelli como inspiração para a criação do texto. Também roubei a inspiração para introduzir alguma crítica política e social. 
   Além disso, muita coincidência, procurando "A História da Tigresa" na Internet, descobri recentemente (em http://blogdogilsonfilho.blogspot.com/2009/07/o-mendigo-ou-o-cao-morto.html) que Brecht tem um texto (bem curto) chamado "O Mendigo ou o Cão Morto" (ou "O mendigo ou o Cachorro Morto", texto completo em http://members.fortunecity.com/gafanhota/brecht.htm) que tem um personagem MUITO parecido com o mendigo em meu texto.

   Nos próximos posts espero ter fotos do espetáculo que será apresentado no fórum FAPA dia 23 às 13:30 no saguão do prédio 6.


NÃO ME SIGA NO TWITTER! Não sou famoso, não escrevo nada interessante e não faço RT de notícias importantes @victormsantanna
(meus textos para teatro e stand-up estão em: www.euquefiz.com - já conhece meus textos?)

Nenhum comentário: