quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Não faça isso!



   O grande guru midiático do século XXI dá seus conselhos a uma grande plateia, cercado de fotógrafos, câmeras de TV e jornalistas:

   ⁃ Em primeiro lugar, meu conselho é: não fazer nada que tenha dado errado para outras pessoas. É preciso aprender não apenas com os próprios erros, mas com os erros dos outros! Se deu errado para outra pessoa, meu conselho é: não faça isso! O seu vizinho bebeu uma poção mágica que prometia tudo, mas acabou morrendo? Não beba! Não faça para si o que deu errado para o próximo!

   O público aplaude.

   ⁃ Em segundo lugar, não imite pessoas bem sucedidas de outras gerações. O que deu certo para gerações passadas em condições totalmente diferentes das atuais tem grande chance de se tornar um grande fracasso. Investir na caça a baleias já foi extremamente lucrativo, mas quem faria isso em  nossa época? Então meu segundo conselho é: não faça nada que tenha dado certo a outras pessoas em outras épocas.

   Novamente o público interrompe com aplausos entusiasmados. 

   ⁃ Meu terceiro conselho: não faça nada que tenha dado certo para outras pessoas de sua própria geração. Só porque o jumento carregado de açúcar consegue atravessar o rio, isso não dá garantia a que outros jumentos o façam com segurança. As pessoas são diferentes e transportam cargas diferentes na vida. Ninguém é igual a você. Meu conselho é: não faça nada que outro já tenha feito, mesmo que tenha dado certo!

   O público aplaude de pé, mais ainda do que nas vezes anteriores.

   ⁃ Por fim, não devemos fazer nada que alguém não tenha feito ainda! A inexperiência e a novidade só é  boa para chegar mais rápido a um fracasso. Ninguém pulou de cabeça de um precipício? E você, vai querer ser o primeiro a experimentar? Quantas medicações novas foram inventadas que levaram à morte quem as experimentou? Meu último conselho é: não experimente nada novo, as pessoas só se dão bem com o que já foi testado exaustivamente!

   O palestrante é ovacionado, cercado pelas pessoas, mas se retira rapidamente sob uma legião de fotógrafos e pessoas da imprensa tentando registrá-lo pela última vez.  Os seguranças o ajudam a chegar mais rápido à saída. Um jovem se aproxima e pergunta, no meio daquela bagunça:

   ⁃ Mas o que é para fazer? Se não devemos repetir os fracassos nem imitar os sucessos de gerações passadas ou das gerações atuais, nem inovar, ó guru, diga-me: o que devemos fazer?

   O guru ouve a pergunta sem parar sua caminhada, cercado pelos seguranças. Algumas pessoas ao seu redor esperam que ele responda esta última pergunta. Ele continua caminhando, saindo do recinto. 

   O jovem insiste: 

   ⁃ Por favor, o que devemos fazer? Qual é o seu conselho?

   Então ele olha para o jovem, continua caminhando e, antes de sair diz:


   ⁃ Meu  conselho? Meu conselho? Eu aconselho você a nunca mais fazer essa pergunta!




(meus textos para teatro e stand-up estão em: www.euquefiz.com - victor@euquefiz.com)


deje su mensaje en español - leave your message in English - laisser votre message en français - deixe sua mensagem em português