terça-feira, 20 de outubro de 2009

Técnica 6 – Metáforas e Metonímias


Resumindo exageradamente, a metáfora é uma comparação em que o termo de ligação foi extirpado. Por exemplo, “Maria é uma flor” na verdade significa “Maria é linda como uma flor” ou “Maria é linda tal qual uma flor”. Caso seja interpretada ao pé-da-letra, a metáfora gera uma situação cômica.
Exemplo - “fogo”
Texto:
Situação: alguém muito apaixonado.
Personagem 1 – Meu coração está pegando fogo!
Personagem 2 – Deixa comigo (pega um copo d’água e joga na pessoa)!

Para nós, metáforas são muito valiosas, pois permitem a criação proposital de ambigüidades.
O mesmo vale para a metonímia, que é parecida com a metáfora. Em “tomou o copo todo” o sujeito não tomou o copo, mas o líquido que estava dentro. A diferença “técnica” entre metáfora e metonímia não é importante para nós. Uma boa gramática, com muitos exemplos, pode ajudar a criar situações cômicas.

Pegue uma gramática ou livro escolar onde tenha exemplos de metáforas ou metonímias e vamos usar os exemplos.

Exemplo - metonímias
Texto 1:
Situação – Alguém foi ao museu e viu um quadro de Van Gogh
Personagem 1 - Eu fui à Europa e vi um Van Gogh!
Rolando - Nossa, pensei que ele estava morto!

Texto 2:
Personagem 1 – Precisamos agradar o patrocinador! O que vocês sabem sobre as Rosquinhas Blau-Blau?
Rolando – Ouvi dizer que são redondas com um buraco no meio!

Na pergunta do "personagem 1" há uma metáfora, porque estamos perguntando “O que você sabe sobre o fabricante das Rosquinhas Blau-Blau” e não sobre as rosquinhas em si.

O ser humano adora economizar palavras e podemos usar isso em favor do humor. Sempre que houver uma metáfora ou metonímia, é possível encontrar um segundo significado (embora nem sempre isso gere uma piada que preste - por isso estamos com este blog, mostrando técnicas baratas de fazer humor, mas em breve vamos mostrar técnicas mais refinadas, aguardem)!
------------------
NÃO ME SIGA NO TWITTER! Não sou famoso, não escrevo nada interessante e não faço RT de notícias importantes @victormsantanna

Meus textos para teatro e stand-up estão em:
www.euquefiz.com
Já leu meus textos hoje?

Nenhum comentário: